Sunday 15 June 2008

Ginseng (Panax ginseng)


GINSENG - REN SHEN
“Planta do Homem” (chamada assim porque as raízes desta planta lembram a forma dum homem.)


Família:
Araliáceas

Nome cientifico
– Panax ginseng, C. A. Mey

Nome farmacêutico
– Radix ginseng

Nome chinês
– Ren shen

Nomes vulgares:
O Ginseng (também denominado Panax ginseng, ginseng asiático, ginseng chinês, ginseng vermelho coreano ou ginseng oriental) é utilizado na medicina chinesa há milhares de anos para incrementar a longevidade e a qualidade de vida.
O Panax ginseng é a espécie mais estudada e disponível comercialmente dessa planta.
Outra espécie, Panax quinquefolius (ginseng americano), é cultivada no meio-oeste dos EUA e exportada para a China.


Habitat e distribuição:
Arbusto vivaz, originário do Nordeste da China, Leste da Rússia e Coreia do Norte, hoje, praticamente é obtido por cultura por a planta espontânea se ter esgotado.


Partes utilizadas e principais constituintes:
A parte medicinal da planta é a sua raiz de crescimento lento, colhida após quatro a seis anos, quando o seu teor global de ginsenósídos – o ingrediente activo principal do ginseng – atinge o seu máximo.
Existem catorze ginsenósídos ao todo.
O Panax ginseng também contém panaxanos, substâncias que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue (glicose) e polissacáridos (moléculas complexas de açúcar que fortalecem o sistema imunológico).
O “ginseng branco” consiste simplesmente na raiz desidratada, enquanto o “ginseng vermelho” consiste na raiz aquecida no vapor e desidratada.
O melhor Ginseng é o selvagem (muito difícil de encontrar).


Principais indicações e Acções:
Como adaptogénico, imunoestimulante, revitalizador, revigorante físico e psíquico em períodos de convalescença, de exercícios fortes e na prática desportiva.
Actua sobre o Baço, Pulmão e Coração. Estimula a síntese de ADN (ácido desoxirribonucleico) e ARN (ácido ribonucleico), proteínas e lipidos.Tónico, estimulante, reduz os níveis de açúcar e colesterol no sangue, estimula o sistema imunitário.


Algo mais sobre o Ginseng:
O Ginseng é, sem dúvida, uma das plantas mais conhecidas pelo seu efeito regenerador, os orientais utilizam-no há milhares de anos como afrodisíaco, revitalizante e panaceia para uma quantidade de males.
Fortificante e estimulante, constitui um tónico, sem no entanto perturbar o sono (a não ser em doses muito elevadas).
Evidentemente, ele é sobretudo reconhecido pelo seu efeito afrodisíaco, mas também permite ajudar a combater o reumatismo, a esterilidade, os problemas de cólicas e doenças febris. Estimula a digestão, activa a circulação, aumenta actividade metabólica e a das glândulas endócrinas. Contém vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantoténico) B8 (biotina), fósforo, ferro, alumínio, cobre, manganésio, cobalto, enxofre e sílica.
Considerado como um “Elixir da longa vida e de rejuvenescimento, tanto procurado pelo facto de a longa existência que ele proporciona não isenta de prazeres sexuais”, permite prevenir a fadiga, aumentar a eficácia mental e física e melhorar a precisão no trabalho.
Facilita a concentração e aumenta a resistência do corpo ao stress e às invasões bacterianas. Além disso, normaliza a pressão sanguínea e reduz a taxa de açúcar no sangue, em caso de diabetes.
Se fizer uma utilização prolongada de ginseng, deverá ter o cuidado de absorver proteínas em quantidade suficiente, sem o que os tecidos musculares correm o risco de se tornarem flácidos, tal como acontece quando se toma cortisona.


Curiosidades:
Na China, Há mais de cinco mil anos que esta raiz fornece à medicina um medicamento de primeira importância.
Não são aliás de desprezar as suas propriedades regeneradoras e afrodisíacas. Marco Pólo, de regresso da sua longa viagem à China, foi provavelmente o primeiro a trazer para a Europa a noticia das extraordinárias propriedades desta “Raiz da vida”.


_____________________________________________________________________________________
Autora: Maria da Luz Cardoso

(Artigo publicado na Revista “Saúde Actual” Set. /Out. – 2007)

_____________________________________________________________________________________

No comments: