Friday 13 June 2008

Moxabustão


De história milenar, originária do norte da China, Moxabustão - 灸 - jiŭ (pinyin) significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.
É uma técnica terapêutica da
Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupunctura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coreia, Vietname, Tibete, e Mongólia. Acredita-se que seja anterior à acupunctura.
A Moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano.


Preparação da erva
As folhas da
Artemísia são lavadas, secas, trituradas e peneiradas, até se transformarem numa massa uniforme, semelhante a uma lã vegetal - a Moxa. Após preparada, a Moxa pode ser moldada de diversas formas para sua utilização: as mais usuais são bastão e cone.


Propriedades terapêuticas
A
combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela Moxa nos pontos ou meridianos de acupunctura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a humidade e o frio que promovem disfunções no organismo.
O efeito do calor
ou radiação infravermelha soma-se á energia Yang do corpo potencializado esse aspecto (Yang) da energia (Chi) podendo inclusive ser conduzido até ao seu extremo ou seja a transformação no aspecto oposto da energia (Yin). O calor de um dia quente pode ser amenizado com chávena de chá.
Na patologia chinesa as doenças reumáticas são classificadas como doenças do frio, da tristeza e da humidade. O frio patogénico tem características Yin e consome o Qi (Chi) Yang. Predomina no Inverno assim como as doenças do frio. Pode ser causado por contracção e estagnação ou por exposição ao frio após transpirar, ou ser apanhado pelo vento e chuva.
A depleção do Yang pode ser percebida por membros frios; palidez, diarreia com fragmentos de alimentos não digeridos nas fezes; urina límpida e abundante.
Apesar da concepção de saúde-doença e tratamento da Moxabustão e acupunctura serem essencialmente semelhantes, não se aplica a Moxabustão em todos os pontos de acupunctura. Kikuchi, na sua prática e no seu livro sobre o tema, seleccionou 78 pontos (tsubô em japonês) com indicação clínica e resultados empíricos de eficácia.
Do ponto de vista ocidental, os efeitos da aplicação de calor são as alterações no comportamento metabólico/celular (elevação), circulatório (vasodilatação), na função nervosa (relaxamento muscular e sedação).
Observe-se que do ponto de vista da fisiologia chinesa a energia Yang corresponde à tonificação (aumento da taxa metabólica) e a diminuição da rigidez e espasmo favorecem ao movimento e actividade.
Aceso, o bastão funciona como um charuto que deve ser aproximado do ponto ao qual se deseja acrescentar energia.
O calor do bastão de Moxa pode ser conduzido através da agulha de acupunctura, por aproximação da pele, ou mesmo queimando a erva directamente sobre pele (neste caso pode causar pequenas marcas de queimadura).
A técnica pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupunctura tradicional e
Ventosaterapia
.

No comments: