Tuesday 10 June 2008

O Método Dorn/Breuss

O que é?
O Método Dorn/Breuss é, de facto, o resultado da combinação de duas técnicas: o Método Dorn (que consiste basicamente no reajuste manual da coluna vertebral) e a Massagem Breuss (que consiste basicamente numa massagem energética nos discos intervertebrais).

O Método Dorn foi criado por Dieter Dorn, um naturalista alemão, e visa o realinhamento da coluna vertebral e dos membros através de técnicas específicas que permitem o correcto encaixe de articulações, alinhamento de vértebras, permitindo desbloquear a energia e toxinas acumuladas ao longo da coluna vertebral. É um método simples, muito eficaz e seguro. Todavia, o Método Dorn não pode ser auto-aplicado; apenas algumas técnicas de ajustamento de articulações dos membros podem ser feitas em casa pelo próprio paciente.

A Massagem Breuss foi desenvolvida por Rudolf Breuss, também de origem alemã, e visa igualmente o desbloqueamento energético da coluna vertebral. É uma massagem suave e energética que contribui para reduzir eventuais dores na coluna vertebral. Foi apenas em 1988 que Harald Fleig, um adepto do Método Dorn, conheceu Rudolf Breuss e aprendeu com ele a então designada "massagem dos discos". Harald Fleig reconheceu a enorme potencialidade deste tipo de massagem e achou que seria muito mais eficaz se fosse combinada com o Método Dorn.

Os efeitos
Os efeitos provocados pelo Método Dorn/Breuss não devem incluir qualquer tipo de dor. Geralmente, a Massagem Breuss é sempre aplicada antes do Método Dorn. Isto porque os músculos devem ser previamente aquecidos pela Massagem Breuss para depois se poder trabalhar melhor o encaixe de articulações dos membros e o alinhamento vertebral.

O Método Dorn/Breuss é principalmente aconselhada para quem sofre de dores nas costas. Muitos são os casos de pessoas que sofrem de dores nas costas e evidenciam diferenças no comprimento das pernas, como consequência de posturas corporais não recomendadas.

- Redução da dor ciática;
- Redução de artroses nas articulações;
- Realinhamento do comprimento das pernas;
- Realinhamento vertebral;
- Redução de dores musculares;
- Relaxamento.

O Método Dorn/Breuss pode ser utilizada em qualquer altura, sendo muito mais utilizada em casos de correcção de posturas.

No comments: