Saturday 21 June 2008

O poder do gengibre!

O gengibre é muito conhecido como parte integrante da Fitoterapia Ocidental e Oriental.

Culinária:
Em muitos países é também utilizado na preparação de diversos pratos como é o caso do frango xadrez, prato típico chinês, ou ainda como condimento da comida tradicional da Índia.
O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.
O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois os seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

Chá de Gengibre:
  • Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, constipações e até nas ressacas.
  • Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.
  • É utilizado na fabricação de xaropes para combater as dores de garganta.
  • A sua acção anti-séptica pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos locutores e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre.
    No entanto, esse hábito (mascar gengibre e em seguida cantar ou falar, enfim, fazer uso da voz) é contra-indicado visto que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta "anestesia tópica" diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de abusos vocais.
Medicina Oriental:
  • No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações, também é utilizado para massajar o abdomén, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais, pois acredita-se que possua poder afrodisíaco.
  • Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" a sua acção mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio.
    É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarreia, vómitos e dor abdominal.
  • Aquece os pulmões e transforma as secreções.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

Pesquisas realizadas na Universidade de Minesota (EUA) comprovaram também os seus efeitos na prevenção do cancro intestinal.

Princípios activos:
  • Os seus princípios activos são o gingerol e a gengiberina, que têm acção funcional na prevenção de doenças crônico-degenerativas.

O seu período de safra vai de Janeiro a Outubro.


Benefícios do gengibre
O seguinte estudo feito com pacientes norte-americanos comprova os benefícios do gengibre.
Os pacientes ingeriram 500 a 600mg (aproximadamente um terço de uma colher de chá) de gengibre em pó misturado com água pura. Após um tempo entre 30 e 40 minutos percebeu-se o efeito no alívio da dor de cabeça.
Nos três ou quatro dias seguintes os pacientes continuaram a ingerir o preparado (5x ao dia) trazendo resultados no combate da enxaqueca.
Uma óptima dica é o chá de gengibre, basta ralar 25 gramas de gengibre fresco, misture a 500ml de água e ferva por 15 minutos.
Após ferver, coe o gengibre, deixe esfriar (ou mesmo morno) e beba.
De preferência não adicione açúcar ou adoçante.
O chá de gengibre pode ser consumido diariamente.




Gengibre Auxilia no Emagrecimento !!!
CHÁ DE GENGIBRE
1/2 Litro de Água + 2 Colheres de Sopa de Gengibre Ralado
Colocar a água para aquecer a 37º ( se deixar + perde todos os benefícios )
Adicionar o Gengibre ralado e deixar abafado por 1 hora
Tomar 5x ao dia sempre após as refeições.
OBS: É necessário tomar todos os dias para fazer efeito.
Benefícios do gengibre:
- Estimula a digestão, alivia a constipação e é um tónico cardíaco.
- Na medicina ayurvédica trata a obesidade, possui acção na doença asmática, resfriados, slipada (elefantíase) e rinite crónica.
- Poderoso anticoagulante.
- Trata problemas digestivos, circulatórios e dores articulares.
- Excelente remédio para enjôo ou náuseas.
- Fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, constipações, tosse, resfriados e até ressaca.
- Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.
- Na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta.
- Combate os gases intestinais (carminativo), vômitos, rouquidão; tônico e expectorante.
Dicas:
· Uma colher de gengibre fresco com uma pitada de sal funciona como aperitivo.
· Tomar lassi com uma pitada de gengibre ou cominho em pó ajuda na digestão.
· Um copo de leite com gengibre tomado antes de dormir é nutritivo e acalma a mente.
· Em caso de febre, é recomendável fazer um jejum com infusão de gengibre (chá).

No comments: