Sunday 29 June 2008

Remédios naturais para combater os males da Próstata.

(Arctostaphylos uva-ursi)

As plantas medicinais têm sido cada vez mais usadas no tratamento de doenças da próstata. Na Europa as terapêuticas de origem vegetal também são amplas e uma grande parte dos tratamentos disponíveis para próstata são fitoterápicos. Na Alemanha, mais de 50% dos urologistas preferem agentes de origem vegetal em lugar de produtos de origem sintética no tratamento das doenças da próstata.

Os principais fitoterápicos utilizados são os seguintes:

Saw Palmetto - O saw palmetto (Serenoa repens, Sabal Serrulata) tem se destacado mundialmente no tratamento médico da Hiperplasia Benigna da Próstata e na Hipertrofia da Próstata, como atestam numerosos trabalhos científicos realizados nos Estados Unidos e Europa. O extrato do saw palmetto previne a conversão de testosterona em dihidrotestosterona. A maioria dos pacientes começou a apresentar melhora nos sintomas já no primeiro mês de tratamento, sem os efeitos colaterais do medicamento sintético (queda de tensão arterial, dores de cabeça, tonturas, fraqueza e distúrbios sexuais). Os índios já sabiam disso há centenas de anos.

Urtiga - Estudos científicos atestam que a urtiga (urtica dióica) melhora os sintomas urinários (redução do fluxo urinário, esvaziamento incompleto da bexiga, gotejamento no final da micção, aumento do número de micções etc.). Estudos feitos em laboratório demonstraram que a urtiga pode ser empregue com sucesso na redução do crescimento de células prostáticas.

Pygeum - (Pygeum africanum) Análises científicas e estudos farmacológicos apontam no extracto do pygeum três categorias de princípios activos: os fitosterois, inclusive o beta-sitosterol, de efeitos anti-inflamatórios sobre a formação de prostaglandinas pro-inflamatórias que tendem a se acumular na próstata; os terpenos pentacíclicos de efeitos anti-edema e descongestionante; os esteroides que reduzem os níveis da hormona prolactina e bloqueiam o colesterol na próstata.

Pólen e Própolis - O pólen é rico em hormonas vegetais e enzimas que actuam sobre a próstata. Contém abundantes vitaminas e minerais, e também testosterona e outras hormonas de efeito estimulante sobre os órgãos sexuais masculinos. As hormonas vegetais não têm efeitos colaterais e tem a surpreendente faculdade de regular as glândulas endócrinas. Diversos estudos comprovaram que o extracto de pólen tem efeito profilático no tratamento de adenomas e inflamações da próstata. Com mais de 200 compostos químicos já identificados, própolis reduz a inflamação crónica da próstata. Estes compostos possuem diversas actividades fisiológicas, tais como antimicrobiana, anti-inflamatória, antioxidante, antiviral e antitumoral.

Uva ursina -
(Arctostaphylos uva-ursi) Esta erva combate as infecções das vias urinárias, cálculos urinários e inflamações crónicas renais, além de inflamações na boca, garganta, intestinos e órgãos genitais, inflamações crónicas da próstata e uretra, diarreias e disenterias, cistites e catarros vesicais.

Existem vários remédios naturais capazes de solucionar o problema:
Todos os dias em jejum, tomar um copo de água batida no liquidificador com um limão inteiro (com casca e tudo) e um ramo de salsinha.-

Sementes de abóbora
- decocção = chá - beber 3 vezes ao dia - Tem alto teor de zinco.
Folhas de Couve -Em forma de emplasto.
O leite de coco é outro remédio natural e nutritivo que ajuda a reverter esta deficiência.
Infusão de Barbas de Milho ou Cavalinha - tomar 2 vezes ao dia.

No comments: