Friday 29 August 2008

Cuidado com a indigestão!

(Carqueja)

A má digestão é um incómodo que apresenta sintomas como enjoos, sensação de estômago cheio, arrotos, azia, dores abdominais e flatulência, infelizmente é um mal que grande parte da população sofre. Por causa da própria correria do dia-a-dia, as pessoas mal têm tempo de se alimentar e engolem a comida rapidamente, sem uma boa mastigação. Alimentam-se mal, em excesso e incluem na sua dieta muita gordura e fritos, castigam o estômago que tem que trabalhar mais e não consegue trabalhar tanto.

Existem diversos alimentos e chás, que tem a finalidade de estimular a produção de enzimas e regularizar o sistema digestivo (estômago, pâncreas, fígado e intestino) o que ajuda a diminuir os sintomas citados acima.

Dentre os chás, destacam-se:


Hortelã e alecrim:
Para pessoas que sentem os sintomas da má digestão, recomenda-se a ingestão de 50 ml de destes chás 15 minutos antes das grandes refeições, eles estimulam a produção das enzimas necessárias para a digestão.

Boldo:

O Boldo é uma planta original do Chile e muito cultivada na região mediterrânea da Europa. Já é usada há décadas contra a má digestão. O Boldo contém diversos tipos de constituintes primários, incluindo óleos voláteis e flavonóides. A substância activa que estimula a produção da bilis (necessária para a digestão da gordura) é a boldina.

Carqueja:

A carqueja é uma erva original da floresta amazónica, exerce uma acção benéfica principalmente no fígado, em virtude dos seus princípios activos.

Dentre os alimentos, destacam-se o mamão e o abacaxi:

Colocar 1 pedaço pequeno de mamão ou de abacaxi na salada também ajuda a digestão, pois neles encontra-se papaína (mamão) e bromelina (abacaxi) que ajudam a digerir as proteínas.

Suplementos que podem ajudar:


Enzimas Digestivas:
Recomendadas para os casos mais graves, quando o organismo já não produz ou diminuiu a sua produção, necessita de uma quantidade extra onde a inclusão externa destas enzimas é imprescindível para uma boa digestão. Dependendo da composição, pode-se adquirir enzimas para a digestão de hidratos de carbono e/ou proteínas e/ou gorduras e/ou lacticínios. (pois grande parte da população tem diminuição da enzima lactase para a digestão correcta dos laticínios).

Lactobacilos:
Suplementos de probióticos (bactérias amigas) que restabelecem o equilíbrio da flora intestinal, inibem o crescimento de bactérias prejudiciais, promovem uma boa digestão, melhoram o sistema imunológico e melhoram a resistência a infecções. Pessoas com floras intestinais ricas em bactérias benéficas estão mais preparadas para lutar contra o crescimento de bactérias prejudiciais. Lactobacilos são muito usados para ajudar a reduzir a flatulência (gases). Como eles restauram o equilíbrio de bactérias no trato digestivo, eles impedem a multiplicação de bactérias produtoras de gases, dessa forma reduzindo a flatulência e inchaço. Alguns relatos dizem nos primeiros dias usando os lactobacilos pode haver um aumento no número de gases, mas esse efeito logo passa quando o intestino se ajusta a mudança de bactérias.

No comments: