Monday 11 August 2008

A teoria dos Zang-Fu



A teoria dos órgãos Zang Fu refere-se a às relações entre os diversos sistemas orgânicos que são compreendidas dentro do referencial da Medicina Tradicional Chinesa O termo chinês também poderia ser traduzido como Teoria dos órgãos (Zang) e vísceras (Fu).
É fundamental considerar que as referências a órgãos não se limitam apenas ao seu aspecto físico/material, mas também ao seu aspecto energético/metabólico. O equilíbrio e os intercâmbios entre estes sistemas são explicitados pela Teoria dos Cinco Elementos.




CORAÇÃO
(Shinzo em japonês e Xin em chinês)

As funções fisiológicas do Coração são as de controlar o Sangue nos vasos sanguíneos e as actividades mentais.
Tem a língua como abertura onde se conecta através dos canais e colaterais, reflecte a sua energia no rosto. Se a energia for insuficiente, haverá estase de sangue no coração, tornando o pulso irregular e vacilante.
Como tem abertura na língua, é através dela que se poderá observar as mudanças da função do coração. Uma língua normal apresenta uma coloração rósea e mantém-se húmida, tendo movimento livre e gosto normal, mas se houver uma subida de fogo do coração, a ponta da língua mostra-se avermelhada. Se houver estase de sangue no coração, a língua apresenta-se purpura ou com pontinhos púrpuros.
Um rosto rosado e brilhante mostra um coração são e normal, mas se apresentar um tom azul-púrpureo é indicativo de uma deficiência de Qi ou êxtase de sangue do coração.


FÍGADO
(Kanzo em japonês e Gan em chinês)

As suas funções fisiológicas são as de armazenar o sangue, controlar a dispersão e a drenagem e determinar as condições dos tendões e ligamentos.
Abre-se nos olhos e reflecte-se nas unhas.
A regulação das actividades emocionais está directamente relacionada à função do fígado.
As funções de drenagem e dispersão podem ser afectadas pelos factores emocionais exógenos.


BAÇO-PÂNCREAS
(Haizo em japonês e Fei em chinês)

As suas funções são as de controlar o transporte e transformação dos nutrientes obtidos pela digestão dos alimentos sólidos e líquidos, distribuindo essa essência por todo o corpo através da circulação sanguínea, nutrindo e humedecendo os zang-fu. Ao mesmo tempo, direcciona os líquidos turvos em direcção à bexiga, onde são transformados em urina e excretados. Controla o sangue dentro dos vasos evitando o seu extravasamento. Também controla os músculos e os membros, nutrindo-os.
Abre-se na boca e reflecte-se nos lábios.


PULMÃO
(Hizo em japonês e Pi em chinês)

As funções do pulmão são as de controlar o Qi e a respiração, comunicar e regular as vias dos líquidos e controlar a difusão e descida. Relaciona-se à superfície do corpo através do nariz e reflecte-se na pele, pelos e penugem.
Está estreitamente relacionado à geração e circulação do Zang Qi (Qi torácico).
Estão incluídos o Qi inalado da Natureza e o Jing qi transformado dos alimentos nutritivos e dos líquidos, que juntos formam o Zong Qi no tórax.


RINS
(Jinzo em japonês e Shen em chinês)

As suas funções são as de armazenar o Jing (inato e adquirido), controlar os líquidos e os ossos, receber o Qi. Também gera a medula e chega ao cérebro.
Comunica-se com os ouvidos, abre-se no ânus e na uretera e reflecte-se nos cabelos.
No controle dos líquidos, faz a separação do límpido que é conservado e transportado para o pulmão, onde é distribuído por todo o corpo e do turvo que é eliminado do organismo sob a forma de urina.

VESÍCULA BILIAR
(Tanzo em japonês e Dan em chinês)

Está ligada ao fígado e é onde se armazena a bílis, com a finalidade de ajudar o estômago e o baço-pâncreas na digestão.
A secreção e excreção da bílis está relacionada com a função de drenagem e dispersão do fígado.
A bílis é também denominada de “substância especial” e a vesícula biliar tem o nome de órgão extraordinário, pois é nela que se armazenam os líquidos puros e límpidos.

ESTÔMAGO
(Izo em japonês e Wei em chinês)

As suas funções são as de receber os alimentos e os líquidos e realizar o primeiro passo da digestão.
O estômago está relacionado com o baço-pâncreas.
A M.T.C. dá muita importância ao Qi do estômago que considera uma das fontes da vida.
Por isso, proteger o Qi do Estômago constitui um princípio de tratamento bastante importante.


INTESTINO DELGADO
(Shotio em japonês e Xiaochang em chinês)

As principais funções são de digerir e absorver os alimentos e separar o puro do turvo.
Os alimentos puros são as substâncias essenciais e os turvos os detritos.


INTESTINO GROSSO
(Daitio em japonês e Dachang em chinês)

A sua função fisiológica é de receber o bolo alimentar proveniente do intestino delgado, transformando-o em matéria fecal e excretando-a.


BEXIGA
(Boko em japonês e Pangguang em chinês)

A função principal da bexiga é acumular e excretar urina.
Esta função realiza-se com a ajuda da função yang dos rins.


TRIPLO AQUECEDOR
(Sansho em japonês e Sanjiao em chinês)

É uma generalização dos três aquecedores:
O superior inclui coração e pulmão.
O médio inclui baço-pâncreas e estômago.
O inferior inclui o fígado, rins, bexiga e intestinos grosso e delgado.
A sua função principal é dirigir o Qi de todo o corpo e são as passagens para o transporte de alimentos e substâncias essenciais. São imprescindíveis na transformação e na geração de Qi e Xue, líquidos orgânicos e para a metabolização destes.


INTER-RELAÇÕES ENTRE OS ZANG-FU

Cada um dos Cinco Órgãos e Seis Vísceras, têm as suas funções fisiológicas distintas e relacionam-se entre si, promovendo assim a integração das actividades fisiológicas dos órgãos internos.
Se ocorrer alguma alteração patológica em cada um deles, afecta-se também os outros, fazendo com que a evolução da enfermidade de um dos órgãos possa atingir outros.

No comments: