Friday 26 September 2008

Prevenção do Cancro da Mama


Nota de Patrícia Pilar à imprensa 17 de Fevereiro de 2008

“Eu tive uma forma rara de cancro da mama, que está no exterior da mama, no mamilo ou auréola, surge com uma vermelhidão que depois se torna uma lesão com bordas com crostas.

Eu nunca teria suspeitado que fosse um cancro da mama, mas era...

O meu mamilo nunca pareceu diferente para mim, mas a vermelhidão incomodou, por isso eu fui ao consultório do meu médico.

Às vezes fazia comichão e doía, mas outras vezes não atrapalhava.

Era só feio e incómodo, e não desaparecia com todos os cremes prescritos pelo dermatologista, como a dermatite nos olhos que tive antes disso.

Aí fui ao consultório para ser examinada. Eles pareciam um pouco preocupados, mas não me avisaram que poderia ser cancro.

Agora suspeito que não haja muitas mulheres por aí que saibam que uma lesão ou vermelhidão no mamilo ou auréola pode ser cancro da mama.

Estes são os sintomas:

- O meu começou como uma simples pápula (espinha) na auréola.
- Um dos maiores problemas com a Doença de Paget do mamilo é que os sintomas parecem inofensivos.
- Pensa-se frequentemente que é uma inflamação ou infecção de pele, levando a indesejáveis adiamentos na detenção e tratamento.

Os sintomas incluem:

- Uma persistente vermelhidão e crostas no seu mamilo levando a ter comichão e a provocar uma sensação de queimadura (como falei, o meu não coçou ou ardeu, mas tive uma crosta na borda externa de um dos lados).
- Uma dor no seu mamilo que não diminui (a minha era na área da auréola com uma área grossa e esbranquiçada no centro de meu mamilo).
- Geralmente só um mamilo é afectado. <

Como é diagnosticado:
O seu médico fará um exame físico, e pedirá uma mamografia bilateral imediatamente.
Apesar da vermelhidão, inchaço e crosta parecerem dermatite (inflamação da pele), o seu médico deve suspeitar de cancro se a lesão for em apenas uma mama.

O seu médico deverá pedir uma biopsia na sua lesão para confirmar o que está a acontecer.
Se o Cancro for só no mamilo e não na mama, o seu médico pode recomendar retirar só o mamilo e o tecido ao redor, ou sugerir radioterapia.

Se o médico cuidasse do meu rapidamente ao invés de ter tratado como dermatite, talvez pudessem salvar a minha mama e a doença não iria para meus nódulos linfáticos.


NOTA:
Esta mensagem deve ser levada a sério e repassada para tantas amigas quanto possível.
O meu cancro da mama espalhou-se e metastatizou para os meus ossos, isso depois de receber mega doses de quimioterapia, 28 tratamentos de radioterapia e tomar Tomoxipan.

Talvez se eu soubesse dessa doença anteriormente, ela não teria se espalhado.

Tentei relatar o meu caso num programa de TV, mas não houve interesse sobre esse tema.

DIVULGUE ESTA MENSAGEM A TODAS AS MULHERES COM QUE VOCÊ SE PREOCUPA E PARA OS HOMENS QUE VOCÊ CONHECE E QUE AMAM AS MULHERES QUE EXISTEM NAS SUAS VIDAS, PARA QUE POSSAM TAMBÉM AJUDÁ-LAS NO COMBATE CONTRA O CANCRO DA MAMA.

1 comment:

aos meus olhos said...

Estou assustada, em buscas no google dou com este testemunho. Não sei que fazer