Friday 1 May 2009

Gripe A - Cuidados a ter...



Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter classificado o surto de gripe suína como uma emergência de saúde pública internacional e anunciado que tem potencial de virar pandemia, vários países entraram em estado de alerta. O risco de alerta da OMS é de nível 3, que indica baixa possibilidade de propagação mundial do vírus. O nível de alerta pode aumentar.

Cuidados a ter:

Mãos - Lavagem frequente das mãos, com água e sabão, para reduzir a probabilidade de infecção. Evite encostar nos seus olhos, nariz ou boca as mãos sujas, para que não sirvam de porta de entrada para os vírus.

Saudações Evite cumprimentos com as mãos, abraços e beijos.

Tosse - Deve cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando lenço de papel sempre que possível. Pode também espirrar no braço, acima do cotovelo, em vez de fazê-lo nas mãos.

Lenços - Utilize lenços de papel, que devem ser de uso único, depositando-se num saco de plástico que deve ser fechado e colocado no lixo após a sua utilização.

Superfícies - Evite tocar as superfícies como porta-maçaneta, telefone, um vidro, corrimões, etc, áreas de contacto por muitas pessoas.

Limpeza As superfícies sujeitas a contacto manual ( como as maçanetas das portas ) devem ser limpas e desinfectadas com soluções anti-bactericidas ou álcool.

Locais Evite locais com muita gente. Evite contactar pessoas doentes. Evite as viagens para locais de risco.

Sinais de alerta - As complicações causadas pelo vírus da gripe suína podem incluir: sensações de calafrios, febre alta, tosse que produz muco e dor torácica em cada respiração, cansaço extremo, diarreias, vómitos, além dos sintomas normais de gripe como dor de cabeça e dores musculares. Vá ao médico, ao mínimo sinal de gripe. Fique em casa se estiver doente. Assim, estará a ajudar e a contribuir para a não disseminação da doença.

 Notas:

  • O período de incubação é de 1 a 4 dias.
  • Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.

Qualquer dúvida ou suspeita de doença contactar: Linha de saúde pública  - 808 24 24 24

 

No comments: