Friday 15 May 2009

Massagem Ayurvédica


AYURVEDA em sânscrito AYUS — vida e VEDA — conhecimento, sabedoria ou ciência. Tem suas raízes na doutrina matriarcal do Tantra há 5 mil anos, e faz parte das culturas chinesa, tibetana, grega e árabe. É considerada como "Mother of all healing", a mãe de todas as artes de cura, que é difundida até hoje.

Os sábios hindus reuniam-se em Conselho partilhando de

scobertas e conclusões. Alguns destes sábios (cujo objectivo na vida era conservar o bem-estar de tudo que vivesse na Terra), eram dotados de extrema sensibilidade, de contemplação e meditação, e recebiam através do conhecimento directo e puro, o Sistema da "ciência da vida".

 

Seis sistemas filosóficos se desenvolveram:

DARSHAMAS
• o estudo da lógica — myasa
• a teoria do átomo — vaiseshika
• a tese da evolução — sankhya
• a disciplina do corpo e do espírito — yoga
• o comportamento moral — mimasa
• o conhecimento esotérico — vedanta

 

É dito pelo Ayurveda que se chega à sabedoria por meio de "SRUTI" que significa ter ouvido algo sem outra pessoa presente (revelação) e "SMRITIs", o conhecimento transmitido de mestre para discípulo. Hoje podemos conviver ou trabalhar directamente com um mestre, matricular-se em uma escola, viver e estudar com outros alunos ou discípulos, com um professor ou mestre.

 

De acordo com o Ayurveda, a expectativa de vida de um ser humano é de cerca de 100 anos, e nós temos o direito inato de passar estes anos com boa saúde e com plena posse de nossas faculdades mentais. O Ayurveda nos dá compreensão da relação entre a mente, o corpo e a alma, e possibilita a auto-realização através de métodos claros, simples e eficazes. É dentro desta visão holística que nos propomos à reeducação e à prática de novas formas mais adequadas às nossas verdadeiras necessidades, tomando responsabilidade não só pelo que chamamos doença, mas principalmente pela prevenção ou mais, pela saúde global, um bem estar completo.

Nessa direcção damos continuidade fazendo opção pela vida, como o Sistema Ayurveda, pelo conhecimento da VIDA!


Fonte: http://www.ayurvedabrazil.com/ayurveda/ 


 


A Massagem Ayurvédica, uma das mais tradicionais da Índia,  é a terapia complementar associada à Medicina Ayurvédica (corporificada nos Vedas), de raízes milenares na Índia e que engloba todos os aspectos da saúde física, mental e espiritual das pessoas. Esta prática tem seguramente mais de 5.000 anos de aplicaçãoAyurveda deriva de duas palavras sânscritas: "Ayur" que significa "Vida" e "Veda" que significa "Conhecimento", ou seja, significa o "Conhecimento da Vida Humana".


Esta Massagem é poderosa no realinhamento e redireccionamento das energias, centralizando-as a partir do coração, tendo por isso grande poder de abrir o chackra cardíaco, principal sublimador das energias negativas.


Esta é uma técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular conjuntamente com manobras de tracção e alongamento, além da estimulação de pontos e órgãos vitais (energizando-os se estiverem bloqueados e controlando-os se estiverem hiperactivos).

Na Massagem Ayurvédica são usados determinados óleos naturais especiais, aquecidos à temperatura ambiente ou ligeiramente superior,  escolhidos de acordo as características psico-físicas de cada pessoa, conforme o respectivo dosha  (Vata Dosha, Pitta Dosha ou Kapha Dosha).


A prática da Massagem Ayurvédica deve ser realizada sobre um tatami  (um pequeno colchão com espessura não superior a 5 cm), colocado no chão e forrado com um lençol. A prática da massagem no chão facilita a realização de todos os movimentos e possibilidades que a massagem oferece, além de não cansar o terapeuta.

Após uma sessão de Massagem Ayurvédica, o paciente sente-se com uma sensação de frescura, leveza e tranquilidade, cheio de energia, paz e luz. 


A quem se destina:

A Massagem Ayurvédica é aconselhada para todas as pessoas que tenham em vista a normalização do fluxo energético, sejam praticantes de yoga, pessoas com vida agitada ou pessoas que pretendam manter um estado juvenil. 


Alguns Benefícios:

·        A Massagem Ayurvédica é extremamente benéfica para problemas de stress pois actua sobre todos os músculos, pele e células nervosas.

·        Para além de reconstituir esses sistemas, activa a assimilação de oxigénio e dos nutrientes que o corpo necessita.

·        A irritação comum nas pessoas que sofrem de stress diminui com o decorrer dos tratamentos.

·        Restabelece o bom funcionamento dos complexos capilar e linfático libertando-os dos venenos, ácidos e toxinas que se alojaram no corpo e que o estão a prejudicar, eliminando-os naturalmente do organismo.

·        A fadiga muscular diminui ao mesmo tempo que recebe com o seu benefício a sua revitalização.

·        Eficaz na libertação das toxinas do corpo, no rejuvenescimento do mesmo e no combate ao stress e agitação mental que a vida moderna cria.


Principais Benefícios:

·        Harmonização integral da pessoa;

·        Desenvolvimento da espiritualidade;

·        Melhoria da visão;

·        Melhoria da postura corporal;

·        Melhoria da estrutura óssea;

·        Maior resistência às enfermidades;

·        Retardamento do envelhecimento;

·        Optimização do fluxo energético.

·        Harmonização do sistema linfático e sanguíneo;

·        Flexibilidade muscular;

·        Eliminação de toxinas;

·        Melhoria do sistema nervoso;

·        Eliminação da fadiga;

·        Relaxamento.


Quando utilizar:

A Massagem Ayurvédica pode ser utilizada em qualquer altura, sendo recomendada como terapia complementar a outros tratamentos e principalmente para relaxamento e manutenção da saúde, sendo muito benéfica como terapia auxiliar na recuperação de problemas físicos, doenças e em desordens psíquicas ou espirituais.

 

Fonte: http://www.ayurvedica.org


No comments: